Conheça as causas comuns e os tratamentos para Corrimento na Gravidez
caso de corrimento na gravidez é preciso levar em consideração a cor o cheiro do corrimento porque estes detalhes podem revelar se o corrimento é perigoso ou não para a grávida e para o bebê, sendo que normalmente quando tem cor verde ou amarela ou cheiro forte é necessário ir no médico para tratar o problema.
No entanto, durante toda a gravidez é normal a mulher apresentar uma grande quantidade de corrimento leitoso, sem cheiro e sem cor.
Corrimento branco, transparente ou gelatino na gravidez
- O que pode ser: é normal e ocorre devido as alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica. Este corrimento é o mesmo que a mulher apresenta antes de engravidar, mas em maior quantidade e não representa nenhum risco para o bebê. Saiba mais sobre as possíveis causas do corrimento branco em Corrimento Branco - O que pode ser?.
- O que fazer: não é necessário nenhum tratamento específico além dos cuidados de higiene diários com água e gel intimo.
Corrimento amarelado na gravidez
- O que pode ser: o corrimento amarelo, grosso, com cheiro forte pode indicar uma infecção como a tricomoníase, vaginose bacteriana, gonorreia ou clamídia e, por isso, deve-se informar o obstetra o quanto antes para que o tratamento seja iniciado. Saiba mais sobre este corrimento em: Corrimento amarelado.
- O que fazer: é importante realizar o tratamento indicado pelo médico porque as infecções vaginais como estas podem prejudicar o bebê. Caso a grávida não trate o corrimento, a inflamação pode piorar e gerar complicações, como parto prematuro, ruptura da bolsa ou infecção pós-parto.
Corrimento marrom na gravidez
- O que pode ser: pode indicar infecção vagina ou pequeno sangramento. No entanto, quando a mulher nota este corrimento no final da gravidez pode-se suspeitar de que seja o tampão mucoso, que tenha se soltado indicando que o trabalho de parto está próximo. Saiba mais: Sinais de alerta na gravidez.
- O que fazer: ir ao médico para que ele indique o tratamento adequado, pois é possível que o ginecologista antecipe a data do parto.
Corrimento esverdeado na gravidez
- O que pode ser: se surgir corrimento esverdeado na gravidez, pode indicar tricomoníase. Para saber mais detalhes sobre corrimento esverdeado em: Corrimento esverdeado.
- O que fazer: o tratamento normalmente é feito com antibióticos, indicados pelo médico.
Corrimento com coceira na gravidez
O corrimento branco ou leitoso, sem cheiro, mas com coceira pode ser causado pela candidíase e, deve ser tratado com o remédio receitado pelo obstetra, que normalmente inclui um antifúngico. Essa é uma situação normal durante a gravidez, que pode ser tratada com o uso de cremes vaginais como a nistatina ou o nitrato de miconazol. Saiba mais detalhes: Candidíase na gravidez.
Quando ir no médico
É recomendado ir ao ginecologista sempre que a mulher apresentar os seguintes sintomas:
- Corrimento com cor forte;
- Corrimento com cheiro:
- Dor e ardência ao urinar;
- Dor durante o contato íntimo ou sangramento;
- Quando há suspeita de perda de sangue pela vagina durante o parto;
- Quando há suspeita de rompimento da bolsa.
Na consulta médica deve-se informar quando os sintomas começaram e mostrar a calcinha suja para que o médico confira a cor, cheiro e espessura do corrimento, para chegar ao diagnóstico e então indicar que providências deve tomar. Para saber como deve ser feito o tratamento leia: Tratamento para corrimento vaginal.
Como diferenciar o corrimento do rompimento da bolsa
Para diferenciar o corrimento vaginal do rompimento da bolsa deve-se levar em consideração a cor e a espessura do líquido, sendo que:
- Corrimento: é viscoso e pode ter cheiro ou cor;
- Líquido aminótico: é bastante fluido, sem cor ou um amarelo muito clarinho, mas sem cheiro;
- Tampão mucoso: geralmente é amarelado, grosso, parecendo catarro ou pode ter vestígios de sangue, tendo uma coloração acastanhada sendo bastante diferentes dos corrimentos que a mulher já possa ter tido na vida. Mais detalhes em: Como identificar o tampão mucoso.
Algumas mulheres podem apresentar pequenas perda de líquido amniótico antes do trabalho de parto ter começado e, por isso, se houver suspeita de rompimento da bolsa é importante informar o obstetra para que ele a possa avaliar.
Desta forma, é importante ficar atenta e colocar um absorvente para perceber a cor, a quantidade e a viscosidade da secreção, pois também pode ser sangue.
Para saber se o seu corrimento pode prejudicar a saúde do bebê leia: Corrimento na gravidez prejudica o bebê?.
Nenhum comentário:
Postar um comentário