Remédios para febre
O remédio mais indicado para diminuir a febre é o Paracetamol, pois é uma substância que pode ser utilizada em quase todos os casos, mesmo em crianças ou grávidas, devendo a dose ser adaptada, especialmente no caso de bebês e crianças até 30 Kg.
Alguns dos nomes comerciais que têm como princípio ativo o Paracetamol são:
- Naldecon; Tylenol; Tyledol;
- Sonridor; Resfenol; Vick Pyrena.
Outros exemplos de remédios para febre são a Dipirona ou a aspirina, porém possuem mais contraindicações e, por isso, só devem ser usados com orientação do médico.
Estes medicamentos devem ser usados quando a febre é superior a 38,5º C e devem ser tomados a cada 8 horas, embora, em alguns casos, possam ser ingeridos a cada 4 a 6 horas, especialmente quando a febre demora para baixar.
Já nos casos em que a febre está associada a dor de garganta ou qualquer outro tipo de inflamação pode ser melhor tomar um anti-inflamatório que também ajude a diminuir a febre, como o Ibuprofeno. Entenda quando é melhor utilizar o Paracetamol ou o Ibuprofeno.
Remédio para baixar a febre no bebê
Os remédios que baixam a febre no bebê são o Paracetamol e o Ibuprofeno, que podem ser tomados de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas, dependendo da indicação do pediatra.
Os remédios para a febre infantil só devem ser tomados quando a temperatura corporal da criança estiver acima dos 37,8ºC, e a dose deve ser sempre calculada de acordo com o peso corporal da criança.
Para ajudar a baixar a febre no bebê deve-se retirar o excesso de roupas do bebê, oferecer bebidas frescas ou molhar o rosto e pescoço da criança com toalhas úmidas. Veja mais dicas sobre o que fazer para baixar a febre do bebê.
Remédio para febre causada pela dengue
Os remédios que podem ser usados para baixar a febre da dengue são:
- Paracetamol;
- Dipirona.
O Paracetamol é eficaz e não tem muitos efeitos colaterais, sendo o mais indicado. No entanto, quando utilizado em excesso pode causar problemas no fígado. Já a dipirona é indicada para pacientes que não podem tomar paracetamol, porque ele pode diminuir a pressão ou causar manchas na pele.
Deve-se lembrar, entretanto, que estes medicamentos podem aumentar o risco de sangramento ou sobrecarregar a função do fígado, prejudicados na dengue, por isso, na suspeita desta doença, é importante seguir passar por uma avaliação médica e seguir a sua orientação. Saiba quais são os remédios indicados e proibidos na dengue.
Como preparar remédio caseiro para febre
Um ótimo remédio caseiro para febre é tomar o chá morno de gengibre, hortelã e flor de sabugueiro, cerca de 3 a 4 vezes ao dia, pois ele aumenta a transpiração, que diminui a febre.
- Para o chá: Basta misturar 2 colheres de chá de gengibre, 1 colher de chá de folhas de hortelã e 1 colher de chá de flor de sabugueiro seca em 250 ml de água fervente, coar e beber.
Outro remédio caseiro bastante eficaz consiste em colocar uma toalha ou uma esponja molhada em água fria sobre o rosto, peito ou pulsos, substituindo-os sempre que já não estiverem frios. Cinfira mais receitas do que fazer em casa para baixar a febre em tratamento caseiro para febre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário