segunda-feira, 25 de junho de 2018


9 Sintomas que podem indicar Vermes



​Os sintomas de vermes surgem devido à ingestão dos ovos desses microrganismos, que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou coceira no ânus, por exemplo.
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione os seus sintomas:
  1. 1. Dor abdominal constante
    Sim
    Não
  2. 2. Barriga inchada ou excesso de gases
    Sim
    Não
  3. 3. Cansaço frequente sem razão aparente
    Sim
    Não
  4. 4. Coceira no ânus
    Sim
    Não
  5. 5. Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre
    Sim
    Não
  6. 6. Presença de pequenos pontos brancos nas fezes
    Sim
    Não
  7. 7. Perda de peso sem razão aparente
    Sim
    Não
  8. 8. Alterações do apetite, com muita ou pouca fome
    Sim
    Não
  9. 9. Fezes muito escuras
    Sim
    Não
Porém, em alguns casos, os ovos dos vermes também podem se desenvolver antes de chegar ao intestino, provocando sintomas de vermes no estômago que incluem náuseas, vômitos, azia ou sensação de movimento no estômago.
Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região em redor do umbigo.

Sintomas de vermes no bebê

Os sintomas de vermes no bebê e em crianças podem ser:
  • Vômitos, diarreia ou cólicas;
  • Falta de vontade de brincar;
  • Barriga inchada, que não desaparece após massagem abdominal;
  • Coceira no ânus, especialmente à noite, dificultando o sono;
  • Presença de vermes na fralda, ânus ou fezes do bebê;
  • Pele amarelada;
  • Retardo no crescimento.
Os sintomas de vermes na infância surgem, principalmente, nos bebês com mais de 6 meses de idade, pois têm maior contato com o chão e a sujeira. Nestes casos é importante consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado.
Para observar a presença de vermes no ânus do bebê, os pais podem utilizar um pedaço de fita crepe colorida ou durex, especialmente durante a noite. Veja também os sintomas de Giardíase.

Tratamento para vermes

O melhor tratamento para vermes é feito com medicamentos, mas também é importante durante  e após o tratamento lavar bem as mãos para evitar a transmissão dos ovos dos vermes para outros indivíduos, especialmente após defecar ou antes de cozinhar, por exemplo.
Para evitar a infestação com vermes são recomendados alguns cuidados como: lavar frequentemente as mãos, manter as unhas aparadas, cozinhar bem a carne e lavar os legumes antes de utilizá-los. Saiba mais sobre o tratamento em: Tratamento para vermes.

Quais os remédios mais usados

Os remédios mais utilizados são o Albendazol e o Mebendazol, mas deve-se consultar o clínico geral antes de se fazer uso de qualquer um dos dois medicamentos, uma vez que existem diversos tipos de vermes, como a solitária, a giardia ou o oxiúros, que devem ser tratados com remédios diferentes pelo menos 1 vez por ano.
Tanto o albendazol quanto o mebendazol eliminam apenas vermes adultos, não eliminam os ovos, por isso que as medidas de higiene são tão importantes nesses casos. Esses remédios podem ser comprados na farmácia na forma de comprimido de dose única ou xarope para adultos e crianças com mais de 2 anos, porém seu uso varia de acordo com o tipo de verme sendo necessária uma consulta ao médico antes de tomá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...