6 sintomas de tuberculose
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que, geralmente, afeta os pulmões, mas que pode afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga. No geral, esta doença causa sintomas como cansaço, falta de apetite, suores ou febre, mas de acordo com o órgão afetado, pode ainda causar outros sintomas específicos como tosse com sangue ou perda de sangue.
Assim, se acha que pode estar com tuberculose, assinale os sintomas mais gerais que está sentindo:
Associado a estes sintomas, surgem outros específicos da tuberculose pulmonar ou extrapulmonar.
Sintomas da tuberculose pulmonar
Além dos sintomas gerais de tuberculose, a tuberculose que afeta os pulmões, provoca sintomas como:
- Tosse durante 3 semanas, inicialmente seca e depois com catarro, pus ou sangue;
- Dor no peito, junto ao tórax e dificuldade em respirar;
- Produção de escarro esverdeado ou amarelado.
Saiba como aliviar cada um destes sintomas através da medicina natural clicando aqui.
Os sintomas da tuberculose pulmonar nem sempre são percebidos no início da doença e, por vezes, o indivíduo pode estar contaminado há alguns meses e ainda não ter procurado auxílio médico.
Sintomas da tuberculose extrapulmonar
A tuberculose extrapulmonar, que atinge outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como rins, ossos, intestino e meninges, por exemplo, causa sintomas gerais como perda de peso, suores, febre ou cansaço, por exemplo.
Além desses sintomas, pode-se sentir dor e inchaço no local onde o bacilo está alojado, porém, como a doença não é no pulmão, não há sintomas respiratórios envolvidos, como a tosse com sangue.
Desta forma, caso se identifique os sintomas da tuberculose, deve-se ir ao hospital ou posto de saúde para confirmar o diagnóstico de tuberculose pleural, intestinal, urinária, miliar ou renal, por exemplo e, se necessário, iniciar o tratamento.
Sintomas de tuberculose infantil
A tuberculose em crianças e adolescentes provoca os mesmos sintomas do que no adulto, levando a febre, cansaço, falta de apetite, tosse por mais de 3 semanas e, por vezes, aumento das ínguas.
Geralmente, são necessários alguns meses para se diagnosticar a doença, pois pode ser confundida com outras e, a tuberculose pode ser pulmonar ou extra pulmonar, afetando outros órgãos da criança.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a tuberculose é gratuito e, geralmente, é feito com a dose diária de comprimidos para combater o bacilo e inclui o uso de antibióticos, como Rifampicina ou Isoniazida por exemplo, durante 6 meses. Porém, o tratamento pode demorar 2 anos ou mais, se não for seguido corretamente, ou se for uma tuberculose multirresistente, por exemplo.
Desta forma, o médico deverá orientar o indivíduo sobre quando tempo ele deverá tomar o medicamento e alertá-lo para que tome os remédios todos os dias, sempre na mesma hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário