quarta-feira, 12 de setembro de 2018


Como tornar a água boa para beber


A forma mais eficaz de tornar a água potável é a utilização de filtro ou purificação, entretanto, em caso de impossibilidade desses métodos, existem outras maneiras de retirar impurezas e tornar a água potável, como a fervura e o uso de hipoclorito de sódio.
Saber como tornar a água boa para beber é fundamental para a saúde, pois a água pode estar contaminada com bactérias e impurezas que podem causar doenças como gastroenterite e leptospirose.
Assim, as formas mais eficazes de tornar a água adequada para beber, são:

1. Filtros e purificadores de água

Filtro de barro
Filtro de barro
Filtro de torneira
Filtro de torneira
Os filtros de água, geralmente, são os produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas. Os filtros são capazes de eliminar a sujeira da água e uma das suas vantagens é que eles não precisam utilizar energia elétrica, além de terem um preço mais acessível, quando comparados com os purificadores de água. O filtro de plástico ou inox usa uma vela para filtrar a água e impedir a passagem de impurezas, já o filtro de barro usa o quartzo e a dolomina, que formam uma espécie de peneira para retirar as impurezas.
Já no purificador de água, além do elemento filtrante central, existem outras câmaras de purificação e tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultra-violeta e, por isto, além de filtrar a água, é capaz de matar as bactérias. 
Qualquer que seja o filtro ou o purificador, é muito importante verificar o selo de certificação do Inmetro, que é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, para se certificar que o filtro ou o purificador é eficaz para tornar a água boa para consumo.

2. Desinfecção

A desinfecção é uma forma de eliminar as bactérias da água e torná-la potável, diminuindo riscos para a saúde. As principais formas são:
  • Hipoclorito de sódio: é ótimo para desinfectar a água e torná-la segura para beber, e é facilmente encontrado na água sanitária, que contém entre 2 e 2,5% de hipoclorito de sódio. Deve-se usar apenas 2 gotas para purificar 1 litro de água, e deixar agir por 15 a 30 minutos antes de beber. 
  • Hidrosteril: uma alternativa ao hipoclorito de sódio é o hidrosteril, que também tem ação bactericida, mas é mais prático porque também tem embalagens de 50ml e conta-gotas. Para tornar a água boa para beber, devem ser colocadas 2 gotas do produto em 1 litro de água, e esperar agir por 15 minutos. 
  • Pastilhas: são práticas para purificação de água, pois é fácil de carregar em bolsas ou mochilas, e basta acrescentar 1 tablete em 1 litro de água e esperar agir por 15 a 30 minutos. Alguns exemplos mais encontrados são o Clor-in ou Aquatabs. 
  • Iodo: é facilmente encontrado em farmácias, e é uma outra opção para desinfectar a água, sendo necessário, também, 2 gotas para cada litro de água, e deixar agir por 20 a 30 minutos. Seu uso não é indicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças da tireóide ou que usem medicamentos à base de lítio, pois pode ser prejudicial, nestes casos. 
Os métodos para desinfectar ou eliminar bactérias, apesar de serem úteis para deixar a água potável não eliminam certas impurezas, como metais pesados ou chumbo, e, por isto, devem ser usados apenas quando não houver filtros ou purificadores disponíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...