Remédios para Tontura causada pela Labirintite
O tratamento para a labirintite depende da causa que está na sua origem e pode ser feito com medicamentos anti-histamínicos, antieméticos, benzodiazepinas, antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser indicados pelo otorrinolaringologista ou neurologista e ser usados conforme a sua orientação.
A labirintite é um termo usado para designar distúrbios relacionados com equilíbrio e audição, em que se manifestam sintomas como tontura, vertigem, dor de cabeça, dificuldades na audição e sensação de desmaio frequente.

Remédios para labirintite
Os remédios para tratar a labirintite devem ser indicados pelo otorrinolaringologista ou pelo neurologista e dependem dos sintomas e das causas que estão na origem do problema. Alguns dos medicamentos que podem ser prescritos pelo médico são:
- Flunarizina (Vertix) e Cinarizina (Stugeron, Fluxon), que aliviam a tontura por diminuir a entrada excessiva de cálcio nas células sensoriais do sistema vestibular, que é um dos responsáveis pelo equilíbrio, tratando e prevenindo sintomas como vertigem, tontura, zumbido, náuseas e vômitos;
- Meclizina (Meclin), que inibe o centro do vômito, reduz a excitabilidade do labirinto do ouvido médio e, por isso, também está indicado para o tratamento e prevenção das vertigens associadas à labirintite, assim como das náuseas e vômitos;
- Prometazina (Fenergan), que ajuda a prevenir as náuseas causadas pelo movimento;
- Betaistina (Betina), que melhora o fluxo sanguíneo no ouvido interno, diminuindo o acúmulo de pressão, reduzindo assim as tonturas, náuseas, vômitos e zumbido;
- Dimenidrinato (Dramin), que age tratando e prevenindo as náuseas, vômitos e tonturas, característicos da labirintite;
- Lorazepam ou diazepam (Valium), que ajudam a reduzir os sintomas de vertigem;
- Prednisona, que é um anti-inflamatório corticoide que reduz a inflamação do ouvido, que é geralmente indicado quando ocorre uma perda de audição repentina.
Esses medicamentos são os mais receitados pelo médico, no entanto é importante que haja orientação sobre o modo de usar, pois pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com a causa que está causando a labirintite.
Se a causa da labirintite for uma infecção, o médico pode também receitar um antivírico ou um antibiótico, dependendo do agente infeccioso em causa.
Tratamento caseiro para labirintite
Para realizar o tratamento caseiro da labirintite, é indicado comer a cada 3 horas, fazer atividades físicas de forma regular e evitar alguns alimentos, principalmente os industrializados.
1. Remédio natural
Um bom remédio caseiro para labirintite e que pode complementar o tratamento farmacológico é o chá de ginkgo biloba, que irá melhorar a circulação sanguínea e poderá ajudar a combater os sintomas da doença.
Além disso, o ginkgo biloba também pode ser ingerido em cápsulas, disponíveis em farmácias e ervanárias, mas só deve ser usado se indicado pelo médico.
2. Dieta
Existem alguns alimentos que podem piorar ou desencadear uma crise de labirintite e devem ser evitados, como o açúcar branco, mel, doces, farinha branca, bebidas açucaradas, refrigerantes, biscoitos, frituras, carnes processadas, pão branco, sal, alimentos e bebidas industrializadas e alcoólicas.
O que acontece é que o sal aumenta a pressão no ouvido, agravando a sensação de tontura, enquanto doces, gorduras e farinhas aumentam a inflamação, estimulando crises de labirintite.
Para ajudar a reduzir a inflamação do ouvido e prevenir convulsões, pode-se aumentar o consumo de alimentos anti-inflamatórios, tais como vegetais, sementes de chia, sardinha, salmão e nozes, pois são ricos em ômega 3. Conheça uma lista de alimentos anti-inflamatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário