segunda-feira, 24 de agosto de 2020

 

Gravidez semana a semana: como o bebê se desenvolve




Para contar os dias e meses da gravidez, deve-se levar em consideração que o primeiro dia de gestação é o primeiro dia da última menstruação da mulher, e apesar da mulher ainda não estar grávida nesse dia, é esta a data que os profissionais de saúde consideram porque é muito difícil saber exatamente quando a mulher ovulou e quando a concepção aconteceu.

A gestação completa dura em média 9 meses, e embora possa chegar até as 42 semanas de gestação, os médicos podem induzir o parto se o trabalho de parto não iniciar espontaneamente até as 41 semanas e 3 dias. E ainda, o médico pode optar por agendar a cesárea após as 39 semanas de gestação, principalmente em situações de risco para a mãe e o bebê.

1 mês - Até as 4 semanas e meia de gestação

Nesta fase a mulher provavelmente ainda não sabe que está grávida, mas o óvulo fertilizado já se implantou no útero e o que mantém a gravidez é a presença do corpo lúteo. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Alterações no corpo com 4 semanas de gestação 
Alterações no corpo com 4 semanas de gestação

2 meses - Entre 4 semanas e meia a 9 semanas

Aos 2 meses de gravidez o bebê já pesa de 2 a 8 g. O coração do bebê começa a bater com 6 semanas de gestação aproximadamente e, embora ele ainda seja semelhante a um feijãozinho, é nesta fase que a maioria das mulheres descobrem que estão grávidas.

Os sintomas como mal-estar e enjoos pela manhã são típicos desta fase e, geralmente, duram até o final do 3º mês de gestação, sendo que são causados pelas mudanças hormonais e algumas dicas para melhorar estes sintomas podem ser evitar aromas e alimentos intensos, não ficar muito tempo em jejum e descansar, pois o cansaço tende a aumentar os enjoos. Confira alguns remédios caseiros para enjoo na gravidez.

3 meses - Entre 10 e 13 semanas e meia

Aos 3 meses de gravidez o embrião mede quase 10 cm, pesa entre 40 e 45 g, e começam a ser formados orelhas, nariz, ossos e articulações, e os rins passam a produzir urina. Ao final desta fase, o risco de aborto espontâneo diminui, assim como os enjoos. A barriga começa a aparecer e as mamas ficam cada vez mais volumosas, o que aumenta o risco de ficar com estrias. Saiba mais como evitar as estrias na gravidez.

Alterações no corpo com 11 semanas de gestação 
Alterações no corpo com 11 semanas de gestação

4 meses - Entre 13 semanas e meia e 18 semanas

Aos 4 meses de gravidez o bebê mede cerca de 15 cm e pesa cerca de 240 g. Ele começa a engolir o líquido amniótico, o que ajuda a desenvolver os alvéolos dos pulmões, já chupa o dedo e as digitais já estão formadas. A pele do bebê é fina e coberta pelo lanugo e, apesar das pálpebras dos olhos estarem fechadas, o bebê já pode notar a diferença entre a claridade e a escuridão.

 ultrassonografia morfológica será capaz de mostrar o bebê aos pais, mas o sexo do bebê ainda não deverá ser revelado. No entanto, existe um tipo de exame de sangue, a sexagem fetal, que é capaz de identificar o sexo do bebê a partir de 8 semanas de gravidez. Veja mais como é feito a sexagem fetal.

5 meses - Entre 19 e 22 semanas de gestação

Aos 5 meses de gravidez o bebê mede cerca de 30 cm e pesa cerca de 600 g. Os braços e as pernas tornam-se mais proporcionais ao corpo e ele fica cada vez mais parecido com um bebê recém-nascido. Ele começa a ouvir os sons e particularmente a voz e as batidas do coração da mãe. Unhas, dentes e sobrancelhas começam a se formar. A grávida poderá apresentar uma linha mais escura que vai do umbigo à região genital e as contrações de treinamento podem aparecer.

6 meses - Entre 23 e 27 semanas

Aos 6 meses de gravidez o bebê mede entre 30 e 35 cm e pesa entre 1000 e 1200 g. Começa a abrir os olhos, já tem uma rotina de sono e possui um paladar mais desenvolvido. A audição está cada vez mais apurada e o bebê já pode perceber os estímulos externos, respondendo ao toque ou assustando-se com barulhos fortes. A grávida poderá notar com maior facilidade os movimentos do bebê e por isso acariciar a barriga e falar com ele pode acalmá-lo. Confira algumas maneiras de estimular o bebê ainda na barriga.

Alterações no corpo com 25 semanas de gestação 
Alterações no corpo com 25 semanas de gestação

7 meses - Entre 28 e 31 semanas

Aos 7 meses o bebê mede cerca de 40 cm e pesa cerca de 1700 g. Sua cabeça está maior e o cérebro está se desenvolvendo e expandindo e, por isso, as necessidades nutricionais do bebê estão cada vez maiores. O bebê se mexe com mais vivacidade e os batimentos cardíacos já podem ser ouvidos com um estetoscópio. 

Nesta fase, os pais deverão começar a comprar os itens necessários para o bebê, como as roupinhas e o berço, e preparar a mala para levar para a maternidade. Saiba mais o que a mãe deve levar para o hospital.

8 meses - Entre 32 e 36 semanas

Aos 8 meses de gravidez o bebê mede cerca de 45 a 47 cm e pesa cerca de 2500 g. Começa a movimentar a cabeça de um lado para outro, os pulmões e o sistema digestivo já estão devidamente formados, os ossos tornam-se cada vez mais fortes, mas neste momento há menos espaço para se movimentar.

Para a grávida, esta fase pode ser desconfortável pois as pernas ficam mais inchadas e as varizes podem aparecer ou piorar e, por isso, caminhar 20 minutos pela manhã e manter-se mais em repouso durante o dia pode ajudar. Veja mais como aliviar o desconforto no final da gravidez.

9 meses - Entre 37 e 42 semanas

Aos 9 meses de gravidez o bebê mede cerca de 50 cm e pesa ente 3000 a 3500 g. Em relação ao desenvolvimento, o bebê está completamente formado e só está ganhando peso. Nestas semanas o bebê deverá nascer, mas poderá aguardar até as 41 semanas e 3 dias para vir ao mundo. Se as contrações não iniciarem espontaneamente até este período, o médico provavelmente terá que fazer a indução do parto, com ocitocina sintética no hospital. Saiba mais como reconhecer os sinais de trabalho de parto.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...