sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Sintomas de depressão na adolescência e principais causa


 A depressão na adolescência é uma doença que deve ser levada a sério, pois se não for adequadamente tratada pode causar consequências como abuso de drogas e suicídio, que são problemas sérios na vida do adolescente.

Algumas características clínicas da depressão na adolescência são tristeza, irritabilidade constante, falhas de memória, falta de auto-estima e sentimento de inutilidade. Estas características podem ajudar os pais, professores e amigos próximos a identificar este problema.

A depressão na adolescência tem cura se o jovem tiver acompanhamento médico, psicológico, apoio familiar e tomar os remédios receitados.

Sintomas de depressão na adolescência e principais causas

Principais causas

A depressão na adolescência pode ser desencadeada por diversas situações, como por exemplo, uso de drogas e álcool, história familiar de depressão, necessidade de sucesso e perfeição, distúrbios hormonais e alterações no corpo, como crescimento de pêlos ou seios. 

Além disso, o estado depressivo pode acontecer após ou durante situações de estresse, como doença crônica, perda de alguém querido ou fracasso escolar, por exemplo. Problemas familiares como falta de atenção e carinho, implicância dos colegas na escola ou rejeição podem ser outras causas para o aparecimento de depressão na adolescência.

Sintomas da depressão na adolescência

Os sintomas de depressão que o adolescente pode apresentar podem ser:

  • Tristeza;
  • Cansaço constante;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Alterações de humor;
  • Choro frequente;
  • Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Insônia.

Como a família e amigos podem ajudar?

É importante que a família e os amigos fiquem atentos aos sintomas da depressão para ajudar o adolescente e fazer com que se sinta melhor. É importante que família e amigos compreendam a situação do adolescente e não o tratem com pena ou façam com que se sinta superprotegido, pois isso pode causar mais angústia e preocupação no adolescente.

É recomendado que sejam tomadas atitudes simples que possam mostrar ao adolescente como ele é importante para as pessoas e a realização de atividades que promovam a sua sensação de bem-estar. Além disso, é importante que a família demonstre que o adolescente está integrado na família e que é importante para a tomada de decisões, por exemplo.

A prática de esportes e atividades culturais, acompanhamento psicológico e dos pais é importante para ajudar o adolescente a recuperar da depressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...