sábado, 25 de maio de 2019


Entenda o que é Nódulo de Schmorl e como é feito o tratamento


O nódulo de Schmorl, também chamado de hérnia de Schmorl, consiste numa hérnia de disco que acontece para dentro da vértebra. Normalmente ele é encontrado num exame de ressonância ou tomografia da coluna, e nem sempre é motivo de preocupação porque não causa dor ou outra alteração qualquer. 
Esse tipo de hérnia é mais comum no final da coluna torácica e início da lombar, como entre L5 e S1, sendo mais encontrado em pessoas com mais de 45 anos de idade, mas não é grave, nem é câncer. 

Sintomas do Nódulo de Schmorl

O nódulo de Schmorl pode acontecer numa coluna saudável, não havendo nenhum sintoma presente, por isso quando uma pessoa faz um exame da coluna por apresentar dor nas costas e encontra esse nódulo, deve-se continuar procurando outras alterações que estejam provocando a dor na coluna, já que esse nódulo não causa sintomas, não é grave, nem é motivo de preocupação.
No entanto, apesar de ser bem menos comum, quando o nódulo se forma de forma repentina, como durante um acidente de trânsito, por exemplo, ele pode provocar uma pequena inflamação local, causando dor na coluna.
 Entenda o que é Nódulo de Schmorl e como é feito o tratamento

Causas do Nódulo de Schmorl 

As causas não são totalmente conhecidas mas existem teorias que indicam que o nódulo de Schmorl pode ser causado por:
  • Traumatismos de grande impacto como em caso de acidente de moto ou quando uma pessoa cai batendo primeiramente a cabeça no chão,
  • Traumatismo repetitivo, quando a pessoa que levanta objetos pesados acima da cabeça frequentemente;
  • Doenças degenerativas do disco vertebral;
  • Devido a doenças como osteomalácia, hiperparatireoidismo, doença de Paget, infecções, câncer ou osteoporose;
  • Reação do sistema imune, que passa a atuar sobre o disco, quando este encontra-se dentro de uma vértebra; 
  • Alteração genética durante a formação das vértebras durante a gestação. 
O melhor exame para ver este nódulo é a ressonância magnética que permite ver também se há inchaço ao seu redor, o que indica um nódulo recente e inflamado. Quando o nódulo já se formou há muito tempo e acontece uma calcificação ao seu redor, é possível que ele seja observado num raio-x, nesse caso ele normalmente não causa dor. 

Nódulo de Schmorl tem cura?

O tratamento só é necessário quando existem sintomas presentes. Nesse caso deve-se saber o que está causando sintomas, como tensão muscular, outros tipos de hérnia de disco, osteoporose osteomalácia, hiperparatireoidismo, doença de Paget, infecções e câncer, por exemplo. O tratamento pode ser feito com analgésicos para alívio da dor, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. Quando existem outras alterações importantes na coluna, o ortopedista pode indicar a necessidade e fazer uma cirurgia para fundir duas vértebras da coluna, por exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...