Gota: Sintomas, fotos, causas e tratamentos
A gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que causa muita dor nas articulações. Os sintomas incluem o inchaço, a vermelhidão e a dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada, geralmente, é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar.
As crises da gota têm cura, e o que se pode fazer é melhorar a alimentação para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e o uso de medicamentos anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação, como o Ibuprofeno, o Naproxeno ou a Colchicina. No entanto, é importante controlar os níveis de ácido úrico no sangue para evitar que aconteçam crises de gota e que surjam complicações que são irreversíveis, como deformações nas articulações.
Para controlar os níveis de ácido úrico no sangue, o reumatologista pode indicar o uso de remédios para bloquear a produção de ácido úrico, como o Alopurinol, ou remédios para ajudar os rins a eliminar o ácido úrico pela urina, como a Probenecida.
A gota é causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que se acumula formando cristais de uratos no sangue e é eliminado pela urina, porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco ácido úrico, ele pode se acumular nas articulações, formando cristais de urato que originam a gota.
Dieta para Gota
A dieta para gota ajuda a tratar as crises de gota e a evitar novas crises, pois ajuda a normalizar os níveis de ácido úrico no sangue. Desta forma, o indivíduo deve diminuir ou evitar a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como queijo, lentilhas, soja, carnes vermelhas ou frutos do mar, pois eles aumentam os níveis de ácido úrico no sangue e ingerir cerca de 2 a 4 litros de água por dia, pois a água ajuda a remover o excesso de ácido úrico pela urina.
Tratamento para Gota
O tratamento para as crises de gota envolve remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo, para aliviar a dor e a inflamação da articulação. Outro remédio anti-inflamatório muito utilizado para controlar a dor e a inflamação é a Colchicina, que atua também ao nível do ácido úrico.
Os remédios corticoides, como a Prednisona, também podem ser usados para tratar a dor e a inflamação da articulação, mas, normalmente, só quando o indivíduo não pode tomar os outros anti-inflamatórios.
Além destes remédios, o reumatologista também pode prescrever remédios para controlar os níveis de ácido úrico no sangue para evitar novas crises e prevenir complicações, como o Alopurinol ou a Probenecida.
Sintomas e fotos da Gota
Os sintomas da gota incluem:
- Dor intensa na articulação que dura alguns dias e piora ao movimento;
- Articulação quente, dolorida e avermelhada.
A dor intensa na articulação, geralmente, dura cerca de 12 a 24 horas, no entanto, após a dor, o indivíduo pode sentir desconforto na articulação afetada, principalmente ao mover, que pode durar alguns dias a semanas.
Causas da Gota
A gota é causada pelo acúmulo de cristais de urato na articulação, que se formam devido ao excesso de ácido úrico no sangue. O excesso de ácido úrico no sangue pode ser causado por:
- Ingestão inadequada de medicamentos;
- Uso exagerado de diuréticos;
- Abuso do álcool;
- Consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, como as carnes vermelhas, miúdos, frutos do mar e leguminosas, como ervilhas, feijão ou lentilha;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial não controlada;
- Arteriosclerose.
Além disso, indivíduos com histórico familiar de gota têm mais probabilidade de desenvolver esta doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário