Como identificar e tratar a Má Circulação
A má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando sintomas como pés inchados, dor nas pernas, mãos frias e varizes nas pernas.
A má circulação do sangue é uma situação comum, especialmente em indivíduos com excesso de peso ou em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional.
Alguns casos de má circulação podem ser hereditários e se manifestar constantemente, porém em alguns indivíduos pode surgir devido a outras causas, como passar muito tempo de pé, cruzar as pernas ou o envelhecimento do corpo.
Sintomas de má circulação
Os sintomas da má circulação do sangue incluem:
- Pés e mãos frias;
- Inchaço das pernas e pés;
- Dor e cansaço nas pernas;
- Pele seca e escamosa
- Sensação de formigamento nas pernas
- Varizes.
Para reduzir estes sintomas os pacientes podem elevar as pernas, com almofadas, no final do dia ou dormir com as pernas mais altas que o corpo.
O que fazer para má circulação
O que se pode fazer para má circulação é:
- Praticar atividade física regularmente;
- Usar meias de compressão elásticas;
- Não ficar muito tempo sentado ou de pé;
- Diminuir a quantidade de sal na comida;
- Estar dentro da faixa de peso ideal.
Além destas dicas os indivíduos devem evitar o acúmulo de gordura e verificar anualmente os níveis de colesterol no sangue, pois o colesterol alto prejudica a circulação.
No caso da mulher, também é importante manter acompanhamento com o ginecologista, principalmente durante o uso da pílula anticoncepcional.
Má circulação na gravidez
A má circulação na gravidez é uma situação frequente, porque, durante este período, o organismo da mulher produz mais líquidos para manter a irrigação da placenta, o que dificulta o trabalho das veias.
Além disso, existe produção de relaxina, um hormônio que provoca a dilatação das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração.
Assim, para evitar a má circulação, as grávidas devem descansar várias vezes durante o dia, utilizar meias de compressão elásticas e fazer massagens nas pernas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário