terça-feira, 2 de julho de 2019


Como é feito e como se preparar para o Teste que detecta H. pylori



O teste da urease é um exame muito simples que é utilizado para confirmar ou despistar a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago, que é uma das principais causas de problemas como gastrite, esofagite, duodenite, úlcera e câncer no estômago.
O teste é pedido pelo gastroenterologista e é feito durante o exame de endoscopia, sem aumentar a dor ou desconforto do paciente, e seu resultado fica pronto em poucos minutos. Em caso positivo do teste, é importante iniciar logo o tratamento de combate à bactéria nos casos de resultados positivos, o que ajuda a evitar a evolução do doença e aliviar os sintomas do paciente.
Como é feito e como se preparar para o Teste que detecta H. pylori

Como é feito o teste

O é feito durante o exame de endoscopia digestiva alta, que avalia a saúde do esôfago e do estômago. Durante o exame, um pequeno pedaço da parede do estômago é retirado e colocado em um frasco contendo ureia e um indicador de acidez.
Então, o resultado do teste é feito de acordo com a mudança na acidez desta mistura:
  • Teste de urease positivo: a substância passa de uma coloração amarelada, para avermelhada, por aumento do pH;
  • Teste de urease negativo: a substância de teste não muda de cor e, indicando que não existe H. pylori na amostra retirada do estômago.
Embora muitas vezes, a alteração da cor da substância aconteça em poucos minutos, existem casos em que a quantidade de H. pylori é reduzida e, por isso, o teste pode demorar algumas horas até dar positivo. Por esse motivo, o teste do exame só deve ser considerado após as primeiras 24 horas.

Como se preparar para o teste

Uma vez que o teste da urease é feito durante uma endoscopia, o preparo deve seguir todas as regras da endoscopia, sendo, por isso, muito importante fazer jejum de, pelo menos 8 horas e evitar usar remédios antiácidos nesse período.

O que significa o resultado

O resultado do teste sai em cerca de 5 minutos, mas a clínica pode demorar mais a entregar o resultado oficial para o paciente se outros aspectos da saúde intestinal também tiverem sido avaliados durante a endoscopia.
Quando o resultado do teste é positivo, significa que existe a presença de H. pylori no estômago, sendo necessário iniciar o tratamento com de antibióticos para eliminá-la, ajudando a melhorar os sintomas e prevenir complicações como o desenvolvimento de câncer, por exemplo.
No entanto, se o resultado for negativo, significa que a bactéria não está presente no estômago e que não é a causa da gastrite ou de outros problemas que possam estar causando incômodo no paciente, sendo necessário continuar a investigação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...