terça-feira, 2 de julho de 2019


   O que é Pólipo sessil e Quando é grave


O pólipo sessil é um tipo de pólipo que normalmente se desenvolve no intestino e que apresenta uma base mais larga que o normal. Os pólipos são produzidos pelo crescimento anormal de tecido na parede de um órgão, como os intestinos, estômago ou útero, mas também podem surgir no ouvido ou na garganta, por exemplo.
Embora possam ser um sinal precoce de câncer, os pólipos nem sempre têm um prognóstico negativo e, muitas vezes, podem ser removidos sem qualquer alteração para a saúde da pessoa.
O que é Pólipo sessil e Quando é grave

Quando o pólipo pode ser câncer

Os pólipos são quase sempre considerados um sinal precoce de câncer, no entanto, isso nem sempre é verdade, pois existem vários tipos de pólipo sessil, de acordo com suas características e risco de poder virar câncer:
  • Adenoma serreado sessil: apresenta uma aparência tipo serra, é considerado um tipo pré-cancerígeno e, por isso, deve ser removido;
  • Adenoma viloso: tem um alto risco de ser câncer e normalmente surge em casos de câncer do cólon;
  • Adenoma tubular: é o tipo mais comum de pólipo e geralmente têm um risco muito baixo de ser câncer;
  • Adenoma túbulo-viloso: têm um padrão de crescimento semelhante ao adenoma tubular e virose e, por isso seu grau de malignidade pode variar.
Uma vez que a maioria dos pólipos apresenta algum risco de virar câncer, mesmo que baixo, devem ser completamente removidos após serem diagnosticados, para evitar que continuem crescendo e possam desenvolver algum tipo de câncer.

Como é feito o tratamento

O tratamento dos pólipos é quase sempre feito durante o diagnóstico. Como é mais comum que os pólipos surjam no intestino ou no estômago, geralmente o médico utiliza o aparelho de endoscopia ou colonoscopia para remover o pólipo da parede do órgão.
No entanto, caso o pólipo seja muito grande, pode ser necessário marcar uma cirurgia para remover completamente o pólipo.
Durante a remoção, é feito um corte na parede do órgão e, por isso, existe um risco de hemorragia. Por essa razão é importante fazer os exames de colonoscopia e endoscopia em clínicas creditadas, de forma a garantir que os médicos conseguem parar o sangramento.

Quem tem maior risco de ter um pólipo

Ainda não são conhecidas as causas do pólipo, especialmente quando não é produzido por um câncer, no entanto, parecem existir alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver, como:
  • Ser obeso;
  • Fazer uma dieta com muita gordura e pouca fibra;
  • Consumir carne vermelha em muita quantidade;
  • Ter mais de 50 anos;
  • Ter histórico familiar de pólipos;
  • Utilizar cigarro ou álcool;
Além disso, pessoas que têm dietas hipercalóricas e que não praticam exercício físico frequentemente, também parecem ter um maior risco de desenvolver um pólipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...