5 Sintomas da Osteoporose
Os sintomas da osteoporose, como dor nos ossos ou fraturas, geralmente surgem a partir dos 45 anos de idade, sendo mais comum nas mulheres após a menopausa e em homens depois dos 65 anos de idade.
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da resistência dos ossos, aumentando o risco de fraturas, principalmente das vértebras, do osso da coxa e do punho, no entanto, pode ocorrer em todas as partes do corpo.
Desta forma, alguns sinais e sintomas de osteoporose incluem:
- Dor nos ossos e articulações;
- Fragilidade óssea, que aumenta o risco de fratura;
- Ocorrência de fraturas, principalmente das vértebras da coluna e fémur;
- Diminuição da altura em 2 ou 3 centímetros;
- Ombros descaídos em corcunda.
No entanto, diagnosticar a doença é preciso fazer uma densitometria óssea, que é um exame que serve para averiguar se um indivíduo possui perda de massa óssea.
Causas da Osteoporose
A principal causa da osteoporose é a diminuição da densidade óssea decorrente do processo natural de envelhecimento, e é mais comum surgir em mulheres após a menopausa. No entanto, existem outras causas, como:
- Cigarro e alcoolismo;
- Quedas frequentes;
- Pouca atividade física;
- Dieta pobre em cálcio;
- IMC < 19 Kg/m2;
- Toma de remédios como corticoides.
Além disso, outras doenças que podem causar osteoporose é a desnutrição, artrite reumatoide, esclerose múltipla, insuficiência renal e anorexia nervosa.
Tratamento para osteoporose
O tratamento para osteoporose é feito para evitar as fraturas e deve ser feito durante a vida toda, incluindo:
- Usar os remédios prescritos pelo médico.
- Ingerir diariamente alimentos ricos em cálcio como leite, queijo e iogurte. Saiba que alimentação fazer em: Alimentação para osteoporose.
- Evitar o consumo de álcool e cafeina e não fumar;
- Praticar exercícios físico, como caminhada ou dança pelo menos 3 vezes por semana. Saiba mais em: Melhores exercícios para osteoporose;
- Usar um suplemento de cálcio e vitamina D por indicação do médico. Conheça os suplementos em: Suplemento de cálcio e vitamina D;
- Fazer fisioterapia para fortalecer os músculos e aumentar a mobilidade. Leia mais em: Fisioterapia na osteoporose.
Além disso, para evitar quedas que podem resultar em fraturas devido à fragilidade dos ossos, é fundamental caminhar devagar, usar sapatos fechados adaptados ao pé e escolher ruas de terra ou grama sem buracos ou desníveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário