sexta-feira, 5 de julho de 2019


Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes  


O tratamento para osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos. O médico poderá indicar o uso de medicamentos, mas a prática regular de exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D também são recomendações a serem seguidas.
A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que deverão ser seguidos por toda vida.

1. Remédios para osteoporose

Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes
Os remédios para osteoporose devem ser tomados diariamente quando indicados pelo clínico geral, ginecologista ou geriatra e podem ser: 
  • Calcitonina na forma injetável ou inalatória: impede que os níveis de cálcio fiquem muito elevados na corrente sanguínea;
  • Ranelato de estrôncio: aumenta a formação óssea;
  • Teriparatida na forma injetável: reduz o risco de fraturas ósseas;
  • Suplemento de cálcio e vitamina D: como este por exemplo: Suplemento de cálcio e vitamina D.
O uso destes remédios é indicado especialmente para o tratamento da osteoporose em mulheres durante ou após a menopausa ou em homens que tenham elevada perda óssea. Conheça outros exemplos e como atuam os Remédios para osteoporose.
A fim de controlar a perda de massa óssea o médico poderá solicitar uma densitometria óssea a cada 1 ou 2 anos, a fim de ajustar a dose do medicamento.

2. Exercícios para osteoporose

Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes
A atividade física é uma ótima aliada para fortalecer os ossos porque favorece a entrada do cálcio nos ossos e o exercício mais indicado é a musculação, embora a fisioterapia para osteoporose seja uma excelente estratégia pois estimula a formação óssea e fortalece os músculos e articulações melhorando o equilíbrio e a coordenação motora.
As sessões podem ser realizadas 2 ou 3 vezes por semana e poderão ser utilizados diversos equipamentos para dinamizar o tratamento e atingir o objetivo esperado.
Os exercícios são a primeira linha de tratamento contra a osteopenia, antes que a osteoporose se instale, porque quando a doença encontra-se avançada é necessária a toma de medicamentos. 

3. Alimentação para osteoporose

Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes
O tratamento nutricional para osteoporose pode ser feito através de uma alimentação rica em cálcio. Boas dicas são adicionar queijo ralado, amêndoa ou creme de leite às refeições, se for possível, e nos lanches dar preferência aos iogurtes enriquecidos com vitamina D, por exemplo. No entanto, a dieta para osteoporose não exclui a necessidade da ingestão dos medicamentos receitados pelo médico e fisioterapia.  A recomendação de cálcio para mulheres na menopausa é de 1.200 mg de cálcio ao dia. 

Tratamento para osteoporose no homem

O tratamento para osteoporose masculina pode ser feito através da toma de cálcio e vitamina D mas em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de medicamentos como bisfosfonatos (Alendronato) ou Teriparatida.
Em homens que apresentam hipogonadismo o uso da testosterona pode ser útil, pois este é um dos fatores de risco da osteoporose que pode ser controlado.
Veja também como é o tratamento da osteoporose na coluna em: Como tratar a osteoporose na coluna.

Quando fazer a densitometria óssea 

A densitometria óssea é o exame que avalia a massa dos ossos e deve ser realizada após os 40 anos de idade. Após ser descoberta a osteoporose, deve-se repetir o exame a cada 2 anos, para adequar o tratamento conforme a necessidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...