sábado, 14 de dezembro de 2019


Capim-santo para tratar problemas digestivos



O capim-santo é uma planta medicinal, também conhecida por erva-príncipe, com odor semelhante ao limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, especialmente para problemas de estômago.
O capim-santo também é conhecido por capim-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.
Ela pode ser comprada em forma de planta, em algumas lojas de produtos naturais ou sob a forma de chá em alguns mercados.
Capim-santo para tratar problemas digestivos

Para que serve

O capim-santo serve para ajudar a digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé de atleta, convulsões, doenças do fígado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular e pele oleosa.

Principais propriedades

O capim-santo possui propriedades calmantes, antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas. Por conter óleo essencial de citronela, é também um excelente repelente natural de insetos, como moscas e mosquitos.

Como usar

A planta do capim-santo atua como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.
  • Chá: Colocar 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
  • Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Efeitos colaterais

Quando utilizada externamente pode provocar queimaduras na pele se existir exposição ao sol. Por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização.
Por ser diurética, esta planta pode ainda causar diminuição excessiva da pressão arterial e causar desmaio. Dessa forma, é aconselhado evitar ultrapassar a quantidade recomendada do chá desta planta por dia.

Quem não deve utilizar

O capim-santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, assim como durante a gravidez pois pode causar aborto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia...