Para que serve e como usar a hortelã comum
A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjôo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Os benefícios desta planta podem ser aproveitados de diversas formas, sendo utilizada como tempero na culinária ou na forma de chás, cápsulas, extrato seco ou como óleo essencial, ótimo para massagens e aromaterapia.
Esta espécie de hortelã, também conhecida como hortelã verde, das-hortas ou vulgar, tem as folhas mais grossas e arredondadas, e é um dos tipos menta, grupo da qual também faz parte a hortelã-pimenta, que é mais ardida e tem as folhas compridas e finas.
Para que serve a Hortelã
A hortelã é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, e possui principalmente propriedade antioxidantes e estimuladoras da imunidade. Assim, a hortelã serve para:
- Aliviar alterações digestivas, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos;
- Facilitar a digestão e diminuir a azia, por ativar a produção de bile e melhorar a função do sistema digestivo;
- Ajudar a aliviar a febre, principalmente quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;
- Combater a dor de cabeça, por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação;
- Diminuir sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes;
- Agir como antisséptico, capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo.
Além disso, a hortelã serve para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante.
Como usar
Os benefícios da hortelã podem ser aproveitados na forma de:
- Folhas ou extratos secos, para temperar alimentos e fazer chás.
- Óleo essencial, como forma de aromaterapia ou massagens relaxantes e revigorantes;
- Cápsulas, para consumo diária de forma mais prática;
- Composição de cosméticos, para contribuir com seus efeitos revigorantes e antissépticos na pele;
A dosagem usada em cada situação depende da forma e do produto, sendo especificada no rótulo da embalagem ou caixa de instruções do fabricante e, em caso de dúvida quanto ao uso, deve-se consultar o médico antes.
A hortelã pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres, e, além disso, é possível adquirir uma muda em uma loja especializada em jardim, para que ela possa ser cultivada em vasos em casa.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da hortelã podem incluir alterações no ritmo intestinal, como diarreia ou prisão de ventre, ou reações de alergia, com sintomas como vermelhidão, coceira e urticária na pele.
Quem não deve usar
A hortelã deve ser evitada por pessoas com refluxo grave ou hérnia de hiato, além de grávidas, mulheres que estejam amamentando e crianças com menos de 5 anos, pois o mentol que constitui a hortelã pode causar falta de ar e asfixia, por isso não deve ser consumida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário