Pressão alta nos olhos: sintomas e o que fazer
Dificuldade para enxergar, dor intensa nos olhos ou náuseas e vômitos são alguns dos sintomas que a pressão alta nos olhos pode causar, uma doença nos olhos que causa diminuição progressiva da visão. Isto acontece devido à morte das células do nervo ótico e a doença pode mesmo causar cegueira se não for tratada desde inicio, quando surgem os sintomas iniciais.
A pressão alta nos olhos acontece quando pressão no interior do olho é superior a 21 mmHg (valor normal). Um dos problemas mais comuns que causa este tipo de alteração é o glaucoma, no qual a pressão do olho pode chegar perto dos 70 mmHg, sendo geralmente controlado com o uso de colírios receitados pelo oftalmologista.
Principais Sintomas de Pressão Alta nos Olhos
Alguns dos principais sintomas que podem indicar pressão alta nos olhos incluem:
- Dor intensa nos olhos e em redor dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Vermelhidão no olho;
- Problemas de visão;
- Dificuldade para enxergar no escuro;
- Náusea e vômito;
- Aumento da parte preta do olho, também conhecida como pupila, ou do tamanho dos olhos;
- Visão turva e embaçada;
- Observação de arcos em volta das luzes;
- Diminuição da visão periférica.
Estes são alguns dos sintomas gerais que podem indicar a presença de glaucoma, contudo os sintomas diferem um pouco dependendo do tipo de glaucoma presente e os tipos mais comuns raramente causam sintomas. Conheça as características dos diferentes tipos de glaucoma em Como tratar o Glaucoma para evitar a Cegueira.
O que fazer em caso de pressão alta nos olhos
Na presença de alguns destes sintomas, é recomendado consultar um oftalmologista logo que possível, para que o médico possa diagnosticar o problema. Geralmente, o diagnóstico do Glaucoma pode ser feito através de um Exame Oftalmológico completo realizado pelo médico, que irá incluir uma Tonometria, um exame que permite medir a pressão dentro do olho. Como na maior parte dos casos o glaucoma não causa sintomas, é recomendado realizar esta exame oftalmológico pelo menos 1 vez por ano, especialmente a partir dos 40 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário